Associe-se
Area Restrita

furnas logoCom foco no armazenamento de energia a partir de diferentes fontes renováveis, Furnas inicia o comissionamento do eletrolisador na planta solar do projeto de P&D. Pela primeira vez, a empresa produzirá hidrogênio em uma de suas instalações, considerando a implantação de infraestrutura e ensaios como forma de obter e avaliar informações sobre tempo de resposta, qualidade e quantidade de energia armazenável.

A importância do hidrogênio envolve a sua capacidade em poder ser usado para armazenar, mover e distribuir energia com baixo ou sem emissão carbono para onde for necessário. Para o caso do projeto de Furnas, ele será obtido por meio da eletrólise da água com o uso do eletrolisador, alimentado por energia de fonte fotovoltaica e armazenado em forma de gás em tanques instalado na planta.

Segundo os pesquisadores do projeto, o objetivo principal é estudar a inserção do hidrogênio como vetor energético no Sistema Interligado Nacional, buscando a sinergia entre a geração hidroelétrica e o armazenamento de energia em hidrogênio e baterias, além da otimização de instalações já consolidadas.

Para saber mais, acesse AQUI

Fonte: CanalEnergia

 

Topo