Associe-se
Area Restrita

Paulo Emílio de Miranda, Professor, Coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coppe, Presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2) publica seu novo livro: Science and Engineering of Hydrogen-Based Energy Technologies.

Science and Engineering of Hydrogen-Based Energy Technologies explora a geração de energia usando hidrogênio e combustíveis ricos em hidrogênio em pilhas a combustível a partir da perspectiva de sua integração em sistemas de energia renovável usando o conhecimento científico mais sólido e atual. 

O livro começa abordando a evolução da utilização de energia e o papel esperado para ser desempenhado pelas tecnologias de energia de hidrogênio no mix de energia mundial, não apenas para geração de energia, mas também para captura, armazenamento e utilização de carbono. Fornece uma visão geral dos tipos mais comuns e promissores de pilhas a combustível, como pilha a combustível com membrana trocadora de prótons, pilha a combustível de óxido sólido e aquelas que utilizam álcool diretamente. A coprodução de células químicas e eletrolíticas, bem como os materiais disponíveis e futuros para a produção de pilhas a combustível são discutidos. Em seguida, investiga a produção de hidrogênio a partir da biomassa, incluindo materiais residuais, e do excesso de eletricidade produzida por outras fontes de energia renováveis, como a solar, eólica, hídrica e geotérmica. As principais abordagens tecnológicas do armazenamento de hidrogênio são apresentadas, juntamente com várias aplicações possíveis de engenharia de energia de hidrogênio.

 

Confira: o folheto AQUI e o primeiro capítulo AQUI.

O livro pode ser adquirido AQUI.

Topo