Associe-se
Area Restrita

TalgoA Talgo anunciou o cronograma de fabricação e lançamento de seu trem a hidrogênio. Uma forma inovadora, eficiente e alternativa à utilização dos motores a diesel, que ficará pronta em 2023. O trem terá o nome de Talgo Vittal-One, como referência ao local do hidrogênio da tabela periódica, o primeiro. Os detalhes foram apresentados durante o evento "Hidrogênio renovável: uma oportunidade para a Espanha", organizado pelo Ministério Espanhol para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico.

Esse sistema inovador utiliza hidrogênio para fornecer energia aos motores elétricos do trem. É alimentado por fontes renováveis de energia, como a solar fotovoltaica ou eólica, utilizadas na produção de hidrogênio que por sua vez é armazenado e usado para alimentar sistemas de propulsão baseados em pilhas a combustível. O sistema é complementado por baterias que aumentam a velocidade do trem na partida, aproveitando o sistema de frenagem para recarregá-las.

Para saber mais, acesse AQUI

Fonte: FuelCellsWorks

h2activitiesbrazil

Uma introdução à ABH2 e alguns dos desenvolvimentos na área de energia do hidrogênio no Brasil.

 

Confira AQUI!!

A substituição de combustíveis fósseis por recursos renováveis e a redução das emissões de carbono tornaram-se questões importantes para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, uma equipe de pesquisa do Instituto de Física e Química de Dalian (DICP) da Academia Chinesa de Ciências, desenvolvem tecnologia fotovoltaica comercial para gerar energia elétrica utilizada na eletrólise da água.

Uma das principais tecnologias inovadoras do projeto é o eletrocatalisador eficiente, de baixo custo e longa vida útil para eletrólise da água na produção de hidrogênio. A instalação apresenta uma capacidade de produção de mais de 1000 Nm³ de hidrogênio por hora em um único conjunto de células eletrolíticas industriais, e o consumo de energia de hidrogênio da unidade foi reduzido para menos de 4,3 kWh por metro cúbico.

A outra inovação é o catalisador de hidrogenação de dióxido de carbono de baixo custo, alta seletividade e alta estabilidade para a produção de metanol, além de ser resistente a sinterização.

A planto do projeto consiste em três unidades básicas: uma usina solar fotovoltaica com potência de 10 MW, uma planta de eletrolisador e uma planta para síntese de metanol.

Para saber mais, acesse AQUI

Fonte: FuelCellWorks.com

BW EXPO evento novembro

Pessoal, bom dia, tudo bem?
É HOJE! NÃO PERCAM! Hamilton Mourão, Ministro Marcos Pontes, Major Olímpio, Prof. Evaldo Ferreira Vilela e os nossos colegas Dante Hollanda, Paulo Emílio de Miranda, Demóstenes Barbosa e Marco Juliatto e muitos outros vão ao ar na BW Expo Summit Digital 2020 de 17 a 19 de novembro. Por favor DIVULGUEM! Inscrições grátis. Quem perder alguma palestra ou workshop, poderá assistir depois, porque a plataforma vai disponibilizando (como uma TV por assinatura)


Vejam a programação do núcleo Transformação Energética - Hidrogênio:

https://www.bwexpo.com.br/

Dia 17.11 no Palco BW:
- Pronunciamento Paulo Alvarenga, CEO ThyssenKrupp South America
- Palestra Prof. Paulo Emílio de Miranda “Cenário do Hidrogênio no Brasil”
- Palestra Ansgar Pinkowski da Câmara de Comércio e Indústria e da Aliança Verde Brasil Alemanha, em primeira mão na BW Expo Summit Digital 2020, “Os Resultados do Estudo Sectormaping Brasil” encomendado pelo Ministério de Minas e Energia e pela GIZ.

Dia 17.11 na Sala “Transformação Energética – Hidrogênio”:
- Cenário internacional do hidrogênio, principalmente nos países líderes como a Alemanha, os Estados Unidos e o Japão. Além das palestras, conversa com cada palestrante: Loana Lima da Câmara de Comércio e Indústria e da Aliança Verde Brasil Alemanha, Sunita Satyapal do Departamento de Energia dos Estados Unidos e Katsu Hirose, pai do Prius e do Mirai Fuel Cell, os quais apresentarão planos estratégicos para o hidrogênio, o estágio atual das tecnologias do hidrogênio e célula a combustível, os custos e a importância do hidrogênio para recuperação sustentável da economia mundial.
- Painel de Abertura do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge com o depoimento do Prof. Evaldo Ferreira Vilela, presidente do CNPq, e depoimentos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, da SAE Brasil, da ANFAVEA e da Ballard. Apresentação das empresas apoiadoras do Challenge, as quais tornaram possível a realização deste desafio estudantil durante a pandemia Covid-19.
- Workshop “Hidrogênio Verde: Um Novo Negócio para o Setor Elétrico, com especialistas da ThyssenKrupp, da Base e da Gesel e um debate com empresas do setor.
- Exposição virtual " A Sustentabilidade Transformando as Cidades do Futuro" de Ronaldo Lopes, o criador dos veículos do Challenge e do personagem BW.

Dia 18.11 na Sala “Transformação Energética – Hidrogênio”:
- SHOW das Equipes e do Grupo Técnico do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge
- Workshop: O Potencial dos Biocombustíveis para a Produção de Hidrogênio, com especialistas da UNICAMP, Raízen e Hytron
- Workshop compartilhado com o curador da BW Yuri Tisi, sobre Resíduos Plásticos e de Biomassa para a Produção de Hidrogênio e com o especialista da Recupera.
- Apresentação do programa do MEC Energif.

Dia 19.11 no Palco BW:
- Palestra “Ônibus Brasileiro a Hidrogênio” na EMTU/SP
- Palestra “Como a Transformação Energética pode trazer novos negócios para o Brasil?” com idéias de projetos para o Brasil em diferentes regiões.

Dia 19.11 na Sala “Transformação Energética – Hidrogênio”:
- Entrega de Prêmios e Certificados para as Equipes do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, e o Challenge Virtual da SAE Brasil & Siemens Automotive, com a particpação especial da equipe do IPHE (International Partnership for Hydrogen and Fuel Cells in the Economy) Education & Outreach (E&O) Working Group Early Career Chapter, uma iniciativa internacional para estudantes e profissionais em início de carreira. Neste painel haverá também o sorteio e pareamento do programa em parceria com a ANFAVEA, chamado Adote uma Universidade, que está promovendo o intercâmbio entre especialistas da indústria e os estudantes das equipes do Challenge.
- Workshop “Hydrogen Latin America” com representantes governamentais e de associações do hidrogênio do Brasil, do Chile, da Argentina, do México e da Colômbia, mostrando o potencial desses países para se tornarem potenciais fornecedores globais de hidrogênio verde.
- Palestra COMPLETA “Como a Transformação Energética pode trazer novos negócios para o Brasil?”

 


Participe do Stand da ABH2 http://www.bwdigital.org.br/estandesvirtuais/detalhes/abh2 e associe-se!

logoabh2noticiaNão deixe de acessar o Congresso Chile 2020 - Green Hydrogen Summit.

O mais importante evento online sobre Hidrogênio Verde da América Latina, com a participação de importantes agentes do setor industrial, político, econômico e trecnológico. 

No dia 03/11: Fórum de políticas e estratégias. 

No dia 04/11: Fórum industrial.

Confira também o nosso stand virtual AQUI

Acesso ao evento: https://www.greenh2summitchile.com/?lang=en

 

 

Topo